Colunas

Seu resíduo com destino certo

Percebendo a dificuldade das pessoas de encontrar um local para levar materiais para serem reciclados, muitas pessoas preocupadas com o destino que esses materiais possam ter, estão apostando no recebimento e na separação dos resíduos recicláveis, impedindo o desperdício de recursos naturais e aumento da poluição, gerando ganhos ambientais.

A advogada Priscilla Carvalho e seu sócio José Carlos, que atualmente cursa engenharia mecânica, fundaram o Centro de Reciclagem Carvalho & Oliveira, no bairro Porto do Rosa, em São Gonçalo, para sensibilizar a população sobre a reciclagem, evitando a destinação inadequada de resíduos em aterros e lixões.

Materiais como papel, papelão, lata, plástico de todas as espessuras, incluindo garrafas pet, são separados e direcionados para uma empresa de Itaboraí, que revende para indústrias que trabalham com material reciclado. Priscilla destaca que seu objetivo é adquirir máquinas e equipamentos para vender diretamente para as indústrias.

"Percebi que algumas pessoas separam o material reciclável mas não tem onde levar. Nós recebemos os resíduos e também buscamos na casa das pessoas, dependendo da demanda. A ideia é que as pessoas nos conheçam para que centralize os resíduos conosco. Atualmente o nosso volume não é alto, mas acreditamos que com o tempo conseguiremos conscientizar um número maior de pessoas", explica.

Além disso, a empresa realiza uma feira mensal para propagar a cultura da reciclagem, onde a moeda de troca é o material reciclável e as pessoas podem trocar por roupas, calçados, acessórios, mudas de plantas e livros. De acordo com Priscilla, a cada edição o número de pessoas nas feiras aumenta mais.

Todos nós desejamos uma sociedade melhor e com isso, pensar no coletivo é o primeiro passo. A solução está em nós... Temos que dar o primeiro passo. Qual a parte que nos cabe nesta tarefa? A mudança pode começar em pequenas ações individuais e impulsionar uma mudança coletiva. Vamos começar?

Para saber como entregar seu material reciclável, acesse https://www.facebook.com/crcarvalhoeoliveira/

Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]

< Canoas Havaianas em Itaipu Filho do traficante Rabicó do Salgueiro é preso em São Gonçalo <